Quem já viu uma representação do muiraquitã de perto, uma escultura indígena moldada a partir da pedra amazonita, sabe a curiosidade que este objeto desperta com seus pequenos detalhes cravados na superfície.
Utilizados principalmente como colar, este artefato possui uma coloração esverdeada e muitas vezes têm o formato de sapo 🐸, o que gera muitas perguntas sobre sua origem.
Mas qual é a verdadeira finalidade desse amuleto dentro da cultura indígena? 🤔
Quem já se aventurou por "Aritana e a Pena da Harpia" ou “Aritana e as Máscaras Gêmeas” já tem uma ideia dos benefícios do muiraquitã. Este amuleto traz proteção para quem o carrega, afastando doenças e maus espíritos. 👻
Apesar de sua origem histórica não ser precisa, a história mais famosa, e possivelmente o primeiro relato sobre os muiraquitãs, é a da batalha das Icamiabas defendendo o rio Amazonas dos espanhóis.
Em 1542, frei Gaspar de Carvajal relatou essa terrível batalha em que os espanhóis enfrentaram grandes guerreiras conhecidas como Amazonas, e tiveram que se retirar para evitar a derrota. 🏹
Este é o primeiro relato conhecido de um encontro com as Amazonas. Embora frei Gaspar não mencione o objeto, relatos posteriores descrevem outros encontros com essas guerreiras, mencionando a posse de um artefato que hoje conhecemos como muiraquitã.
A lenda do muiraquitã vem das Amazonas, uma tribo de experientes guerreiras, que realizavam uma comemoração para a lua 🌘uma vez ao ano. Nesse dia, permitiam a entrada de alguns índios escolhidos por elas como seus maridos.
Ao final da festa, as Amazonas mergulhavam no rio e retiravam do fundo um barro que, ao contato com o ar, começava a endurecer. Elas moldavam o muiraquitã e entregavam-no ao seu par como um amuleto de proteção.
O muiraquitã é considerado um artefato sagrado e acredita-se que traz sorte e cura para diversas doenças. Até hoje, é possível encontrar esses objetos em feiras de artesanato, e eu mesmo tenho o meu! 😬
Além de feiras de artesanato, o muiraquitã já foi referenciado em diversas obras. Assim como nos jogos do Aritana, onde o muiraquitã é um grande aliado para enfrentar o Mapinguari, ele também foi tema central em "Macunaíma", de Mário de Andrade.
Inclusive, é possível encontrar um muiraquitã escondido nas notas de 500 mil cruzeiros, que circularam em homenagem ao autor. Se você já teve uma dessas em mãos, você teve um muiraquitã sem perceber! 🤑
Não tem como falar de cultura indígena sem mencionar esse curioso artefato. A lenda do muiraquitã é uma grande história que fizemos questão de homenagear em nossos jogos.
Mas ele não é o único artefato com grandes histórias por trás. Em Aritana, trazemos muitas outras lendas e histórias para dentro de um universo cheio de aventuras, como a lenda do Mapinguari e até curiosidades sobre Yaci e Kuâra. 🌞
Se você quiser ver mais, temos um 💥quadrinho totalmente gratuito💥 ! Dê uma olhada abaixo e conheça mais sobre outro curioso artefato, o cajado que o pajé Raoni carrega!
Garanta seu quadrinho “Merecedor” e conheça mais sobre o jogo Aritana e a Pena da Harpia, premiado jogo totalmente brasileiro! 🦅
Comments